Quer participar neste blog, tem alguma ideia ou sugestão para dar? easylado@sapo.pt

.Posts mais comentados

129 comentários
21 comentários
13 comentários
8 comentários
7 comentários

.posts recentes

. Individualismo-social

. Fidel Castro

. Se não estiveres a lutar...

. Lock her up? Não obrigado...

. A lei e a religião (o cas...

. É claro temos défice

. E ainda as eleições de 20...

. O Bolo-Rei

. Vota Bloco de Esquerda

. Eleições Legislativas 201...

Pesquisa personalizada
Segunda-feira, 6 de Abril de 2009

Madeira mais perto da Venezuela

Assistimos impávidos e serenos à venezuelização da Madeira.

publicado por Bruno C. às 10:13
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
12 comentários:
De Tiago a 6 de Abril de 2009 às 11:24
Que ignorância...É precisamente o contrário...

Em vez de ficar parado a alimentar-se da TV, porque não pensar um bocadinho por si... e evitar estes comentários que provam de que não faz a minima ideia do que está a falar...

O mais engraçado que eu encontro nestes blogs é a ignorância profunda sobre o mundo em que vivemos...Aposto que você nunca procurou saber algo sobre a Venezuela, além do que a TV, os jornais, lhe "ensinam" (o melhor seria dizer impõe).

A Constituição da Venezuela aprovada em referendo (grande ditador este Chavez... a União Europeia é muito mais democrática; se o ridiculo paga-se imposto!) faz exactamente o contrário do que o Jardim fez...

Mas não se preocupe... eu sei que você pensará que é mentira, que é manipulação, que a ultima coisa que fará... será ver com os seus próprios olhos o que o texto diz... porque ensinar a pensar... é coisa que os seus amos nunca farão.

PS: Procurei outros artigos no seu blog, para perceber se a tirada era caso único, e encontrei algo do genero sob o majestoso título "Orçamento de Estado 2009" : Se da direita à esquerda, todos estão contra este orçamento alguma virtude ele deve ter!

Se esquecermos que a Lingua Portuguesa até chora por ser assim tratada... mediocridade absoluta... ao menos esta linha de pensamento não faz escola...

Nem por um mês o seu comentário foi válido... que até o próprio governo admitiu a necessidade de um OE rectivicativo... mas não deixa-me adivinhar... ninguem poderia adivinhar a dimensão da crise (excepto claro aqueles que a alertavam para isso).
De Bruno C. a 6 de Abril de 2009 às 13:53
Ainda bem que leu com atenção o meu blog e encontrou outras pérolas da minha ignorância. Volte sempre.
Só foi pena, que no meio de tanta indignação, não tenha explicado como a Venezuela é um bastião da democracia... É que se procurar bem ainda encontra algumas referencias a esse grande país aqui nesta casa…
De Tiago a 6 de Abril de 2009 às 16:42
Não sei de onde tirou que eu considero a Venezuela um bastião da democracia...

Tipico de quem vê a vida a preto e branco.

O seu comentário revela uma pura ignorância, a sua resposta revela uma visão estreita... não vivo na dicotomia bem contra o mal...

Não me alimento apenas de jornais e tv, procuro o contraditório, e evito falar de coisas que não conheço.

E digo sem problemas... Portugal teria muito aprender com muitas das medidas que se estão a tomar na Venezuela e deveria evitar outras... como o culto da personalidade que começa a fazer escola também por cá...
De Bruno C. a 6 de Abril de 2009 às 18:58
Então desculpe a minha visão monocromática da vida. Mas então diga-me duas coisas.
Acha bem a medida tomada na Madeira?
Acha que o governo da Venezuela está a fazer bem ao seu povo?
Para mim autoritarismo é autoritarismo seja ele de esquerda ou de direita.
De Tiago a 7 de Abril de 2009 às 12:37
Alberto João Jardim é um individuo execrável. Recebe há decádas rios de dinheiro, e não foi capaz (não quis) de diminuir drasticamente a pobreza na Madeira, preferindo alimentar construtoras e imobiliárias, uma política à PS(D).

O governo da Vezenuela tem tomado excelente medidas e outras menos positivas. Mas tudo depende do partido que se toma. Se estivermos a favor de um pensamento único pró-americano, se rezarmos ao Deus Mercado e seus dogmas... Chavez deve parecer um monstro... agora se tivermos em conta os problemas sociais da Venezuela, a pobreza, vermos um tipo que sobre a presidente (democraticamente eleito... e não me venham dizer que lá a democracia é pior que a nossa... cá temos um primeiro-ministro envolvido em meia dúzia de escandalos... e é tudo cabalas, montagem, enfim...) que aumenta o salário minimo em 20% (da primeira vez), que cria um cabaz de produtos alimentares subsidiado pelo governo, que diminui o desemprego. Mas muito mais claro...

Atenção que eu nem sequer simpatizo com a personagem, mas não sou cego ao ponto de ver nele o Anti-Cristo, não tenha a cabeça moldada ...

Depois pode-me dizer... ele tem o petróleo... Por mim óptimo... se tem o dinheiro do petróleo e utiliza-o para dar melhores condições ao povo... sou eu que o vou criticar???

Agora voltando ao inicio... por tudo isto... considero a sua comparação ridicula!

Alem do mais não percebo porque alguem que faz um referendo para alterar algo e chamado de ditador... o que você considera então do Sacrozy, Socrates, Merkel e outros... que querem aprovar tratados que diminuiem e muito a nossa sobenaria sem o referendo?
De Bruno C. a 7 de Abril de 2009 às 20:45
Desculpe lá, mas ter opiniões diferentes da minha até entendo agora vir para aqui dizer que o governo da Venezuela tem tomado excelentes medidas e outras menos positivas só pode ser para rir. Dizer que ele é democrático! Acho que esta a confundir preocupação social com populismo, e está tão cego com a ideia socialista que nem vê os problemas que as nacionalizações vão fazer à economia venezuelana daqui a uns anos.
E tem a lata de dizer que ele faz referendos para alterar as coisas!!!!!!!
Ele fez os referendos para pessoas não formatadas nem idiotas como você, ao contrário de mim, dizerem que ele faz tudo com o apoio do povo. Mesmo que esses referendos sejam para o tornarem ditador vitalício da Venezuela.
Não venha para aqui pregar uma moral do alto do seu pedestal quando defende ditadores isso eu não permito e desafio quem quiser a demonstrar que Hugo Chavez não é um ditador.
De Tiago a 8 de Abril de 2009 às 16:06
Estava a ver o seu verniz anti-democrático não estalava... Não foi por acaso que comentei neste blog... apenas porque gosto de tirar um pouco a máscara a todos os "democratas em democracia" como você é.

Posso ser sincero, e dizer que chamar a sua argumentação de mediocre é ofender os mediocres.

Ou voce está a mentir ou não sabe mesmo do que fala... Então o Chavez é um ditador (pena que na Venezuela até existem elições, liberdade de propaganda, diferentes partidos politicos, incluindo alguns da sua cor)...

Eu pergunto quais foram os problemas que, por exemplo, as nacionalizações do bancos trouxeram a Portugal? Ops... a sua cabeça neste momento bloqueia e grita... epá inventa-se... fez mal porque... porque me ensinaram a dizer que sim...

Depois com a privatização é que veio o bonito, o céu... ajudando com uma caixa geral de depositos que ate consegui fazer pioeres condições com os privados (tal era a pressa do Governo em privatiza-la)...

Mas a perola... e chamo perola, sem estar a ser ironico, é esta : "Não venha para aqui pregar uma moral do alto do seu pedestal quando defende ditadores isso eu não permito e desafio quem quiser a demonstrar que Hugo Chavez não é um ditador."

Primeiro que tudo... o que define como ditador? Depois... sabia que o referendo na Venezuela alarga o numero de mandadatos a que um presidente pode ser reeleito... mas para ele ser reeleito precisa de ganhar eleições... isso é um ditador?

O que é para si democracia ou ditadura? O que é para si alguém que impõe aos outros as suas ideias fala em "idiotas", porque "ao contrário de mim".

De facto a sua argumentação é brilhante, ofensa... lógica? Zero. Ideias feitas? Muitas...

Depois continua... "confundir preocupação social com populismo"... quem se preocupa com as pessoas é populatista... quem não se preocupa é o que? democrático? isto é a democracia?

Quem enche os bancos de dinheiro para cobrir as dividas da sua má gestão é o que? democrático? que tenta que os trabalhadores que são os ultimos culpados pela crise é o que? populista?

Para o Chavez ser o tal "ditador vitalicio" teria de ser reeleito pelas pessoas... e as pessoas da Venezuela são tão capazes como você de tomar as suas decisões... obviamente que voce e europeu, provavelmente branco, inteligente, bonito e gosta de sair para divertir... eles coitados tão lá no fim do mundo e não se sabem governar, precisam dos génios de cá... coitadinhos.

Esse racismo intrinseco à sua ideologia só revela o que aqui está em questão... e termino com "E tem a lata de dizer que ele faz referendos para alterar as coisas!!!!!!!"

Quem faz referendo para que o povo, as pessoas, digam se concordam ou não com uma medida que vai tomar... é um ditador? Um ditador como o Chavez que pergunta ao Povo se aceita que ele se recandidate (a nova eleições, não diga meias verdades) em vez de tomar por si essa decisão de alterar a constituição... é um ditador?

Um homem que diz vendo a fome, a miséria... dá melhores condições de vida às pessoas é um ditador? Um populista?

Sabe qual é o seu mal... porque você odeia o Chavez? Precisamento por isto... porque ele distribui a riqueza... e para voces, e outros da sua laia, bom... é riqueza a montes msa só para alguns... que os outros coitados, nem sequer sabem escolher os seus governantes...

O seu mal é esse... constroi uma fachada democrata para aquilo que você apoia, exploração dos de sempre pelos de sempre, agora se acredita ou não naquilo que diz, se repete apenas o que na TV ou nos correios da manhã e sábados deste país, não sei... porque não quero fazer juizos de valor.

Mas não preciso de ofender para ter razão, digo prisão mental, formatação de uma forma que julgo que se percebe muito distante do seu "idiota", não é uma questão de estilo, é uma questão de respeito, de considerar que qualquer pessoas, sendo humano, é uma voz que deve ser ouvida.

PS : Não estou à espera que perceba o que eu digo... muito menos que concorde.Afinal, sou um "idiota" e apesar de enteder que eu possa ter opiniões dierentes, fazem-lhe "rir"...
De Tiago a 8 de Abril de 2009 às 16:14

PS : Não estou à espera que perceba o que eu digo... muito menos que concorde.Afinal, sou um "idiota" e apesar de enteder que eu possa ter opiniões dierentes, fazem-lhe "rir"... tal a superioridade que você tem em relação aos outros.

Resumindo o seu pensamento: Eles coitados na Venezuela são uns coitados que não sabem escolher que os governa (infelizmente os EUA ainda não libertaram os miseráveis à bomba)

Eu é que sei... eu é que percebo. Porque se eu fosse um trabalhador venezuelano a ultima coisa que eu queria era que aumentassem o meu ordenado minimo... ou que o dinheiro do petroleo em vez de ir para a frança, eua para os bolsos de milionarios reconstruissem o serviço nacional de saude....

Queria lá saber disso-... queria era continuar pobre, sem ter ensino superior, vendo os ricos continuar a sua vida à custa do meu trabalho.

A questão aqui é de que lado se coloca... dos trabalhadores ou de quem explora...

O mais curioso é que nunca falei em socialismo... e porque voce me ter visto falar em trabalhadores, democracia... logo me colou esse autocolante...

De facto, sendo assim, obrigado pelo elogio... e de facto essa palavra apesar das deturpações etimolóligas continuar a ter um sentido cheio de humanidade.

PS 2: Peço desculpa... os textos estão cheios de erros... e ao rele-los penso que existem coisas que não se percebem... mas não tenho tempo, nem paciência para corrigi-los... e também não valia a pensa... você já sabe tudo... e temos é de apressar a cruzada da libertação daquele povo... que coitado...é tão parvinho... que nem sabe escolher os seus governantes.

De Bruno C. a 8 de Abril de 2009 às 21:29
Primeiro, duvido muito que saiba qual é a minha “cor” política. Até porque sempre votei Bloco de Esquerda (agora é que as suas teorias caíram por terra!). não sou é carneirinho e penso pela minha cabeça.
Segundo, acho que devia rever as suas fontes e posições politicas que, retirando o que disse não são socialistas, mas sim comunistas. Pois só um comunista pode achar que na Venezuela as eleições são livres e que existe pluralidade política. Não consegue aceitar que as eleições podem ser viciadas por quem controla todos os sectores da sociedade.
Terceiro, se não consegue compreender que um sector como a banca necessita de concorrência para se manter saudável o problema é de concepção não sou eu que lhe vou mudar as ideias.
Quarto, não sei como é que alargar o número de mandatos a que um presidente pode ser reeleito contribui para a democracia. Mas se acha isso, devia escrever um livro sobre essa teoria.
Quinto, o seu problema é que vê tudo a preto e branco. Para si medidas a favor da população são sempre boas. Nem pára para pensar o porquê dessas medidas. Está tão faccionado com a sua ideologia que nem consegue compreender a lógica de agradar o povo para ficar para sempre no poder. Os fins não justificam os meios.
Sexto, é claro que as pessoas da Venezuela são capazes de escolher por si mas acho que é muito intelectualmente desonesto da sua parte não considerar que até as melhores pessoas podem eleger um ditador. Aconteceu em Portugal, em Espanha na Alemanha. Pela sua lógica a população desses países era toda idiota. Não consegue compreender que a baixa escolaridade leva a uma maior facilidade de uma ditadura, e em quanto não compreender que a solução social passa pela educação é não pelo salário mínimo nunca poderá compreender como as soluções tipo “Chavez” são más para um país.
Sétimo, racismo existe da sua parte que me rotulou sem saber nada sobre mim. Ouviu o presidente Lula e não hesitou a apanhar a boleia. Sem compreender o verdadeiro significado das palavras do presidente.
Oitavo, a vida é mais complicada do que patronato vs proletariado. Não sabe, mas se tivesse lido mais do meu blog saberia que sempre foi contra W. Bush e as suas políticas. Mas é claro que rotular é sempre mais fácil.
É claro que Chavez está a fazer algumas coisas boas para o seu país mas isso não invalida o facto de que a pouco e pouco, com o aval da população, se estar a tornar num ditador.
Devia ler mais livros e não sempre o mesmo. Abra os seus horizontes.
De Tiago a 9 de Abril de 2009 às 12:11
Você votar no bloco de esquerda... não me surpreende nada. Tal como não me surpreende você acusar de "socialista", quando é o seu "Bloco" que conforme a maré vaza ou enche... se assume como tal ou não.

Em incoerência o Bloco é rei, tirando momentos em que é preciso radicalizar um bocadinho o discurto para chegar a novos "targets", a protecção ao sistema capitalista é a base fundamental.

"Pois só um comunista pode achar que na Venezuela as eleições são livres e que existe pluralidade política"... pergunto, por exemplo, qual foi o relatório da ONU ou de outra organização que supervisionento , que disse que as eleições na Venezuela não são justas... ai este Bloco e o seu anti-comunismo, que os faz cair no ridiculo...

"Não consegue aceitar que as eleições podem ser viciadas por quem controla todos os sectores da sociedade", claro que podem, Portugal é um exemplo disso. Veja-se por exemplo, o PS(D), CDS e BE, espirram e aparecem na TV, jornais... e os outros Partidos não existem? Porque são esses quatro que garantem que o sistema (ou melhor a rede de interesses) se mantem.

O BE cumpre o papel do PS (Soares) de 74, colar o discurso à esquerda, para evitar a união de votos num projecto alternativo. O PS já fez isso e muito bem, agora tem o Bloco e pode governar à direita como quer... porque para fazer manifestações está lá o Bloco a ganhar influência na CGTP para os desencorajar a vir para a rua...

No fim as suas perolas (já pensou escrever um livro) "Para si medidas a favor da população são sempre boas. Nem pára para pensar o porquê dessas medidas.[...] nem consegue compreender a lógica de agradar o povo para ficar para sempre no poder."

A questão é simples... voce está se maribando para o Povo... você até pode querer melhores condições, desde que o sistema explorados-exploradores, o seu berçinho... não fique em causa. Por isso é que o assusta medidas que fogem ao pensamento único que quer impor aos outros.

Repare falar consigo, ouvir os seus argumentos, é simplesmente ligar a TV, e ver os Vitorinos, os Marcelos, os Sousa Tavares, virgula, por virgula, mascarado depois com o pseudo-humanismo de "eu até sou do Bloco".

Voces justificam exploração com pensar num futuro, que nunca chega, eu falei em aumentar o ordenado minimo, cabazes alimentares... isso é populismo???

Depois a sua falta de conhecimento leva a dizer coisas do tipo "Não consegue compreender que a baixa escolaridade leva a uma maior facilidade de uma ditadura" que até estaria correcta não fosse o que está a acontecer na Venezuela o contrário...o problema é que você não sabe do que está a falar!!!

As premissas podem estar correctas... mas depois conclui coisas que não se aplicam à Venezuela, porque não conhece a evolução que tem tido!

"tivesse lido mais do meu blog saberia que sempre foi contra W. Bush e as suas políticas.", repare você continua a falar em preto e branco... mas por alguém falar mal do Bush passa a ser alguem com quem eu tenha de concordar? A sua critica ao Bush até pode ser baseada em conceitos difrentes da minha critica.

Por exemplo, para mim a diferença entre Bush e Obama, é mais de estilo do que forma. Um é um bronco, o outro um tipo inteligente e com carisma, mas no fundamental a política será a mesma. Agora, viro o jogo ao contrário, eu até posso estar mais proximo de alguem que elogie Obama do que alguem que o critique, dependendo dos argumentos utilizados, das razões que se invoca, a da percepção que se tem da evolução do pensamento e história dos EUA.

Eu não venero Chavez nem de perto... Mas também não deixo de procurar informações apenas porque o Bloco ou a TV me diz que ele é um ditador (?!).

Por fim... "Devia ler mais livros e não sempre o mesmo." Quer me aconselhar algum sobre a Venenula?. vá procure no google algum e diga... e que não me leve a ma, masl duvido que tenha lido algum... porque ainda não apresentou um único argumento tirando generalidades que nem correspondem à verdade...

Exemplo: Conhece o "programas de missões" do Governo na área da educação, não envolve milhares, mas milhões? As medidas para com o dinheiro do petroleo construir escolas e univerdades ( 28 alunos por professor é o objectivo). Sabe disto???

Era tão bom quando o dinheiro do petroleo servia para o Mr qualquer coisa ir para o Haiti...
De Tiago a 9 de Abril de 2009 às 12:26
Não me leve a mal não querer continuar com estas discussões, mas o facto é que não tenho mesmo disponbilidade para tal...

Se quiser continuar... pedia então que falassemos de medidas concretas... por exemplo, o governo da Venezuela fez esta e outra lei... e eu não concordo... casos concretos.

Mas posso ser sincero, Portugal tem tantos problemas, que para mim falar da Venezuela deixa-me confuso... porque se perde tempo sonhando com coisas lá fora... enquanto que o nosso cantinho está entregue a bichos...

Apenas falei consigo por um questão de Verdade, comparar Alberto João ao Chavez é escabroso, é esquercer qualquer réstia de humanidade... de alguem que cede a tudo e todos (construtoras) e deixa perpertuar-se a miséria, pedofilia com alguem que pese embora as suas limitações e egocentrismos teve a coragem de nacionalizar um bem da Venezuela (petroleo) que agora em vez de servir tubarões que nao vão passar fome de certeza absoltura, serve pessoas... e é isso que me interessa.

Melhorar a vida das pessoas é o que interessa... o resto para mim é conversa de patrão. Chamar populismo a aumentar ordenados minimos (pessoas que vivem com extremas dificuldades), cabazes de comida (comida!!!) é simplesmente criminoso.

Porque conduz a politica não a debater ideias para melhorar a vida das pessoas, mas como jogos de raciocinio para condenar todas as medidas que façam uma distribuição de riqueza mais justa. Para mim é criminoso o que você faz.

Digo sem problemas... já que falou no Bloco. Nunca votei no Bloco precisamente por saber que o seu tipo de pensamento faz escola por lá...

Não ligar à realidade, não tentar conhecer nada... apenas reter o que dá na TV quando nos convém e assim ter algo para criticar os comunistas, porque são esses os vossos verdadeiros adversários...

De resto os exemplos são tantos que contrariam o que você disse, que chega a roçar um bocado o ridiculo...

Contruir universidades, escolas com dinheiro do petroleio... Voce deve dizer que é populismo?

Eu digo que é uma questão de respeito pela vida humana... e mais... é uma questão de preparar o pais para o futuro... quando o petroleo necessariamente deixar de ser um bem tão precioso como sempre...

Aumentar o ordenado minimo... e populismo? E uma questão de respeito pela vida humana, e mais... é uma questão económica, porque estimula o mercado interno, porque quem ganha pouco, se ganhar mais, vai gasta-lo de certeza...

As empresas so existem se existir alguem que compre o produto/serviço que prestam...

Mas isso foge à lógica mecanicista de ver a vida a preto e branco... se o homem aparece de camisa vermleha é um diabo comunsita de certeza...

Santa paciência para tanta mediocridade.
De Bruno C. a 9 de Abril de 2009 às 14:56
Então ficamos assim. Eu com a minha e você com a sua. E ambos ficamos felizes (ou tristes).
Sempre que quiser pode deixar o seu comentário, de certo que de futuro novas divergências ou concordâncias (quem sabe!) teremos.

Comentar post

.links

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 

.participar

. participe neste blog

.mais sobre mim

Twingly BlogRank Estou no Blog.com.pt Blog Flux Directory BRDTracker Central Blogs Page Rank

.arquivos