Quer participar neste blog, tem alguma ideia ou sugestão para dar? easylado@sapo.pt

.Posts mais comentados

129 comentários
21 comentários
13 comentários
8 comentários
7 comentários

.posts recentes

. Individualismo-social

. Fidel Castro

. Se não estiveres a lutar...

. Lock her up? Não obrigado...

. A lei e a religião (o cas...

. É claro temos défice

. E ainda as eleições de 20...

. O Bolo-Rei

. Vota Bloco de Esquerda

. Eleições Legislativas 201...

Pesquisa personalizada
Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009

Eleições 2009 Legislativas

O PS de Sócrates chegou a ser dado como morto. A contestação em vários sectores da sociedade levaram a oposição a cantar vitória e os “media” a publicitarem o fim do gover-no rosa. Mas nas urnas o PS, de Sócrates, não só não morreu como saiu vencedor, arra-sando o PSD.

E não podemos relativizar estas eleições, o vencedor foi Sócrates, um homem atraente, sexy, corre a maratona, fala bem, debate bem, é um político profissional! É extraordinário que antes do início da campanha o PS e o PSD estavam a disputar a eleição, mas, nos últimos dias, a questão passou a ser se o PS obteria novamente a maioria absoluta!

Uma vitória com 37% dos votos o PS vai ter que negociar, e negociar bastante é certo, tanto à esquerda como também à direita. Por falar em direita, o grande derrotado da noite foi o PSD e Manuela Ferreira Leite. Com um resultado a roçar os 30% é um resultado quase tão mau como o de Santana Lopes em 2005. É verdade que teve mais votos (poucos, mas mais!) e mais deputados, mas perder contra um governo de maioria, que foi apelidado de prepotente, totalitarista, anti-democrático, foi tão criticado, sofreu tantas manifestações só mesmo um PSD muito fraco poderia perder nestas condições. Manuela Ferreira Leite foi tão fraca que Filipe Menezes já disse que nem de propósito conseguia perder por tantos! O outro vencedor da noite foi o populista Paulo Portas e o seu CDS. Finalmente atingiu a barreira dos 10% e tornou-se no único partido pequeno a poder fazer maioria absoluta com o PS. Posição que certamente Paulo Portas não irá deixar de explorar.

Assistimos mesmo a uma “canibalização” do CDS ao PSD. Onde estaria o PSD com um líder como Paulo Portas? Se o PSD continuar preso ao passado podemos mesmo ver uma inversão à direita com o CDS a ter mais votos que o PSD.

À esquerda o BE conseguiu um resultado fantástico, mas que ficou um pouco aquém das expectativas, um tanto exageradas, dos seus dirigentes e que deverá estar muito perto do seu limite, que deverá rondar os 10%, já que não tem muito por onde crescer face ao seu posicionamento ideológico. Por outro lado o PCP manteve a sua votação com ligeiro crescimento que soube a pouco face aos resultados nas europeias. Do lado dos partidos pequenos, que desta vez foram mesmo muito pequenos apenas se salvou o PCTP-MRPP que com mais de 52.000 votos garantia a subvenção estatal!

A chuchar no dedo ficaram os arrogantes MEP que com a esperança de 1 a 3 deputados ficaram-se pelos 0,45% dos votos! e com uma dívida de 200.000 euros à banca! Gostava ainda de saber o que passa pela cabeça das pessoas que votaram no PPV, essas 8.500 pessoas que acordaram de manha para irem votar, peço desculpa, deitar fora o seu voto? Ou as 4.800 que desperdiçaram a sua cruz no PTP? O que eu queria mesmo saber é o que raio passou pela cabeças de aproximadamente 125.000 eleitores que foram às urnas votar em partidos que não riscam nada na política portuguesa? Que bela maneira de usar o Domingo!

publicado por Bruno C. às 20:17
link do post | comentar | favorito
|  O que é?
1 comentário:
De defenderportugal a 5 de Outubro de 2009 às 20:37
Aí está a democracia. As pessoas poderem votar aonde acham que sestá certo. Não é uma democracia perfeita porque os partidos mais pequenos quase que não têm voz. Assim é dificil aparecer ideias novas, os partidos são sempre os mesmos a dominar a comunicação social. Ideias como diminuir para cem deputados, acabar com a subvenção estatal aos partidos etc, vão ser abafadas pois não interessa divulgá-las pois acabava com muitos jobs for the boys.

Comentar post

.links

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 

.participar

. participe neste blog

.mais sobre mim

Twingly BlogRank Estou no Blog.com.pt Blog Flux Directory BRDTracker Central Blogs Page Rank

.arquivos