Quer participar neste blog, tem alguma ideia ou sugestão para dar? easylado@sapo.pt

.Posts mais comentados

129 comentários
21 comentários
13 comentários
8 comentários
7 comentários

.posts recentes

. Individualismo-social

. Fidel Castro

. Se não estiveres a lutar...

. Lock her up? Não obrigado...

. A lei e a religião (o cas...

. É claro temos défice

. E ainda as eleições de 20...

. O Bolo-Rei

. Vota Bloco de Esquerda

. Eleições Legislativas 201...

Pesquisa personalizada
Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009

Liberalização das drogas

É certo que o problema das drogas está longe de estar resolvido. Vão sempre existir pessoas que vão cair na dependência e nem a melhor lei vai curar isso. No entanto a linha proibicionista que ainda reina na maior parte do mundo não só não resolve como acrescenta dificuldades a este problema.

Logo à cabeça temos o paradigma económico que é investir milhões de euros por ano na repressão que faz com que o preço da droga suba ainda mais e assim beneficia os traficantes. A corrente que defende que com a liberalização observaríamos um aumentar exponencialdos viciados não se verificou em Portugal. E não se verificou porque existe uma grande diferença entre permitir e obrigar (diferença que os partidos mais conservadores ainda não perceberam).

A verdade é que por mais abundante que seja a droga, será sempre uma minoria da população que terá problemas sérios de dependência. E a legalização não implica necessariamente uma explosão apocalíptica no número de viciados, como muitos “Velhos do Restelo” gostam de inundar a opinião pública.

Mas o principal problema desta lei é que ela deveria ser mais ampla, que abranja todas as drogas e não apenas as preferidas pela classe média influente. Assim a heroína e a cocaína vão continuar a crescer e a reinar. É necessário ainda que as substâncias sejam efectivamente legalizadas e não apenas toleradas.

publicado por Bruno C. às 15:20
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

.links

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 

.participar

. participe neste blog

.mais sobre mim

Twingly BlogRank Estou no Blog.com.pt Blog Flux Directory BRDTracker Central Blogs Page Rank

.arquivos