Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Jornalismo e ética

18.02.10 | Bruno C.

Está a acontecer uma coisa curiosa em Portugal, os jornalistas estão a aproveitar o caso da "censura" do governo de josé Sócrates para justificarem qualquer acto seu como necessário e de interesse público.

A sua actuação assenta em quatro pontos muito importantes: o ponto de partida é que qualquer jornalista pode dizer o que bem entende, em segundo lugar eles é que devem decidir o que é legal ou não, em terceiro e mais importante se eles dizem é para todos acreditarmos sem questionar, e finalmente o quarto ponto é que quem discordar com os jornalista está a fazer censura.

Ouvindo Mário Crespo na comissão parlamentar a fazer o papel de donzela ofendida é realmente um ponto baixo na nossa democracia.

"Estou aqui porque me foi censurada uma crónica" foi isto que Mário Crespo disse. Não interessa o conteúdo da crónica nem os porquês de não ter sido publicada. É um aviso para todos os patrões de todos os jornais, pensem bem antes de contratarem um jornalista porque depois do contrato assinado eles podem escrever o que quiserem e se forem impedidos de escrever completas alarvidades isso é claramente censura.

Nem mesmo a justiça e os magistrados fazem frente a esta classe que se encontra acima da ética, pois devem ser os jornalistas a decidir o que é segredo de justiça e o que a população deve saber, como tão eloquentemente veio dizer Manuela Moura Guedes (entretanto promovida a heroína da classe jornalista).

Não sei precisar quando é que os jornalistas passaram a ser o padrão de moral e integridade neste país, nem quando é que eles próprios se convenceram que são melhores que o resto da população e que isso lhes dá o direito de levantarem falsas suspeitas e de proferirem os maiores insultos a quem bem lhes apetece sem que nada lhes aconteça mas uma coisa é certa para mim a principal orientação de um jornal é vender.

Vender mais e dizer a verdade nem sempre andam de mãos dadas e por isso é preciso estar sempre de pé a trás com quem "faz" a informação.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.