Quer participar neste blog, tem alguma ideia ou sugestão para dar? easylado@sapo.pt

.Posts mais comentados

129 comentários
21 comentários
13 comentários
8 comentários
7 comentários

.posts recentes

. Individualismo-social

. Fidel Castro

. Se não estiveres a lutar...

. Lock her up? Não obrigado...

. A lei e a religião (o cas...

. É claro temos défice

. E ainda as eleições de 20...

. O Bolo-Rei

. Vota Bloco de Esquerda

. Eleições Legislativas 201...

Pesquisa personalizada
Segunda-feira, 2 de Agosto de 2010

Os chumbos na educação

Fico assustado com algumas opiniões que leio e ouço sobre a educação, pois parece que a intensão primordial é de apenas deitar abaixo tudo o que é diferente sem a preocupação de pensar e discutir o problema.

Desde que a ministra colocou a discussão o problema dos chumbos eis que se levantou uma horda contra esta medida.

Só para citar dois exemplos a CNIPE veio dizer que isto parecia "acções de merchandising" e que "Uma medida destas, avulsa, sem haver um debate, não faz sentido". Por outro lado para o PSD é “errada” e capaz de “basear o processo de aprendizagem no facilitismo”.

Isto apesar de ainda nada estar decidido, a própria ministra disse que “Não é intenção acabar imediatamente com os chumbos” e rematou com “Aquilo que eu disse é que nós vamos abrir uma análise profunda da questão e um debate público" e que não seria "uma medida isolada".

Mas a histeria deu lugar à razão e basta ler o comentários para percebermos que o ensino tem que ser muito difícil e que passar deve ser um privilégio e não uma consequencia natural.

Mas mais vejo que o ensino está tudo mal, é um verdadeiro lixo, onde os alunos fazem o que querem e passam sem saber nada. Agora soluções, nada é um perfeito exemplo de "velhos do Restelo".

E para colocar a cereja no topo do bolo o Jornal I veio com a mais desprezível notícia que podia ter feito sobre este assunto.

Chumbar na escola não os impediu de ter sucesso.

É o típico caso de pegar em exemplos descontextualizados e preparados e elaborar uma teoria que não prova nada mas serve de "lenha para a fogueira".

Já agora, eu ainda não estou convencidoque o chumbo resolva o que quer que seja. Mas tenho a certeza que chumbar um alunos mais que 2 anos no ensino obrigatório traz mais problemas que soluções. Outra coisa que tenho a certeza é que se queremos uma escola que atraia os alunos não é com punições que lá vamos, temos que tornar a escola mais apelativa e interessante.

As aulas têm que ser inovadoras e apelar aos alunos para que participem e interajam com os professores.

publicado por Bruno C. às 09:39
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

.links

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 

.participar

. participe neste blog

.mais sobre mim

Twingly BlogRank Estou no Blog.com.pt Blog Flux Directory BRDTracker Central Blogs Page Rank

.arquivos