Quer participar neste blog, tem alguma ideia ou sugestão para dar? easylado@sapo.pt

.Posts mais comentados

129 comentários
21 comentários
13 comentários
8 comentários
7 comentários

.posts recentes

. Individualismo-social

. Fidel Castro

. Se não estiveres a lutar...

. Lock her up? Não obrigado...

. A lei e a religião (o cas...

. É claro temos défice

. E ainda as eleições de 20...

. O Bolo-Rei

. Vota Bloco de Esquerda

. Eleições Legislativas 201...

Pesquisa personalizada
Quarta-feira, 11 de Setembro de 2013

Por que sou socialista?

Para Platão a Pólis, ou a sociedade era uma forma de organização que os Homens inventaram para viverem melhor. Para ele a colaboração das pessoas e a divisão social do trabalho permite-lhes viverem melhor. Aristóteles chega a dizer que o homem é um animal político (nada tem a ver com política), isto é, o homem é um ser que só consegue viver em sociedade. A sua primeira sociedade é a família e a segunda a Pólis.

Podemos dizer que há profissões mais importantes que outras, não tanto pela quantidade de pessoas a estarem disponíveis a leva-las a cabo, mas mais pela dificuldade que elas apresentam. Assim um médico é mais importante que uma empregada de limpeza, porque nós próprios somos capazes de limpar (melhor ou pior), mas muito dificilmente podemos diagnosticar e tratar doenças. Podemos assim (grosso modo e algo subjetivamente) hierarquizar as pessoas segundo a sua profissão e dizer quem é mais ou menos importante, segundo o que nós conseguiríamos ou não fazer. No entanto, embora possamos ser capazes de fazer muitas coisas como cultivar comida (mais ou menos intuitivamente), limpar, cortar o cabelo, fazer uma mesa uma cadeira ou até uma casa (entre outras coisas), o certo é que não podemos fazer tudo porque simplesmente não existem horas suficientes no dia para fazermos todas as coisas de que precisamos para viver, especialmente nos dias de hoje em que as nossas necessidades são muito maiores. Não há pessoas/profissões melhores que outras, porque em última instância precisamos todos uns dos outros. Assim, o Homem escolhe viver em sociedade para poder viver melhor.

No socialismo o bem-estar da sociedade é superior ao bem-estar do individuo, sem com isso querer dizer necessariamente que a sociedade se tem de sobrepor ao individuo como o previsto em alguns regimes de inspiração socialista. O socialismo visa criar uma sociedade justa (diferente de sociedade igualitária). Podemos distinguir várias formas de socialismo. O termo pode ser inclusive ser confundido com comunismo (uma forma de socialismo) especialmente nos EUA, no entanto socialismo é apenas reconhecer que somos mais e melhores quando vivemos em sociedade e que o bem-estar do próximo, da sociedade, se vai refletir no meu bem-estar. E porque acredito nesta premissa, sou socialista.  Agora podemos acreditar no bem individual através do bem comum ou acreditar no bem individual apenas por vias egoístas, mas isso são crenças e opções individuais. Ou se acredita ou não se acredita.

publicado por reflexoes às 10:17
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

.links

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 

.participar

. participe neste blog

.mais sobre mim

Twingly BlogRank Estou no Blog.com.pt Blog Flux Directory BRDTracker Central Blogs Page Rank

.arquivos