Capacetes e pilotos na F1
Antigamente (é sempre uma boa palavra para começar um post !) um aficionado pela F1 conseguia distinguir os pilotos pelo capacete. Era uma imagem de marca de cada piloto, mesmo quando trocavam de equipa um espectador podia quase de imediato identificar quem guiava o quê, mesmo estando um pouco distraído na época de contratações. Podemos ver por exemplo o capacete de Senna (1985 a 1993) e de Prost (1985 a 1993) que apesar de trocarem de equipas mantiveram sempre os mesmos desenhos nos capacetes.
Nesta nova época destacamos as alterações dos capacetes de Alonso , Raikkonen , Glock e claro do irascível Trulli .
Nos casos de Alonso e Glock é notório a tentativa de adaptarem os seus capacetes ás cores das equipas. Alonso sempre utilizou variações da bandeira espanhola e das Astúrias quando foi para a McLaren optou (ou foi forçado por Ron Denis ) a alterar completamente o esquema de cores e apareceu em 2007 com este capacete aberrante. Agora regressado à Renault voltou (mais ou menos) à versão habitual.
Com Timo Glock vemos o mesmo problema, tentar enquadrar o capacete com o carro. Agora na Toyota, Glock trocou o azul pelos vermelhos e brancos.
Mas estes dois casos são muito pálidos quando comparados com os dois senhores que se seguem.
Primeiro o campeão do mundo, Raikkonen . Entre 2001 e 2008 já apresentou 7 capacetes diferentes! Se os dois primeiros ainda se vão assemelhando os últimos 3 cortam completamente com as cores utilizadas nos primeiros anos. Este ano temos mais um capacete com uns motivos tribais!
Mas o grande vencedor da troca de capacetes é Trulli ! E sim este ano temos mais um capacete novo! São incontáveis as alterações que já vimos Trulli sujeitar o seu capacete (e estes são apenas exemplos! ele tem mais capacetes!!!)
Como é que podemos seguir a Formula 1 se nem conseguimos reconhecer quem está a conduzir o carro?