Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Mais bebés?

01.02.08 | Bruno C.

A estruturação (fechamento) de maternidades por todo o país teria como objectivo primeiro um melhoramento das existentes e uma distribuição geográfica que correspondesse às necessidades das populações.

Parece ou querem fazer parecer que esta estruturação já está a dar sinais de existir e como 1º exemplo temos o renovado bloco de partos do hospital de S. João no Porto. Pois estas novas instalações oferecem um acesso directo do exterior, uma sala exclusiva para partos naturais (há malucas para tudo), luz directa, uma banheira de relaxamento, novas técnicas de amenizar a dor (espero que cumulativas à epidural) e cuidados neo-natais. As novas instalações pretendem criar um ambiente mais humanitário, intimista e familiar. Aplaudo estas medidas pois na minha opinião ir ter um filho é como ir para o matadouro. As mulheres precisam de mais privacidade e atenção numa altura tão delicada como a do parto.

A estas medidas poderíamos acrescentar mais e melhor informação pré e pós natal e informação a mulheres que não estando grávidas pensam em ter filhos num futuro próximo. Apelo a mais informação e educação, porque infelizmente não existe um curso para se ser pai e é o que se vê. Os filhos são o reflexo dos pais e do que estes fazem no sentido de os educar (não me estou a esquecer do factor contextual e percursos sociais nos quais os afectados podem pouco intervir) e quando temos maus pais ou pais que não sabem educar (o que é normal não somos todos bons professores) é o que se vê.

Quem ler este artigo até pensa que já tive uns 2 ou 3 filhos. Mas não. Nunca tive nenhum e nem com estas medidas me apanham lá tão cedo.

 

Post escrito por Cldsimões