Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Banco Northern Rock

18.02.08 | Cláudia Simões

O governo britânico vai pela 1ª vez em quase 40 anos nacionalizar uma instituição, neste caso o banco Northern Rock. Esta decisão foi tomada pelo ministro das finanças Alister Darling por considerar ser a forma mais correcta de defender os interesses dos contribuintes.

Ora esta é uma medida inédita que vem contrariar não só a tendência britânica como a tendência geral do ocidente de décadas de sucessivas privatizações e de recusa em nacionalizar fosse o que fosse. Esta medida vem contrariar as medidas não intervencionistas do Estado na economia ou em tudo o ao mercado diz respeito.

Será esta medida, um caso isolado, uma excepção à regra? Ou um 1º passo para a inversão de uma tendência totalitarista da economia e do liberalismo de mercado? Estará o Estado britânico mais atento aos interesses e necessidades das pessoas, necessidades e interesses esses que o mercado não pode ou não quer satisfazer ou defender? Espero que este olhar do Estado para as pessoas se repita mais vezes e que este as veja cada vez mais como pessoas e menos como simples contribuintes.

Espero que este gesto seja seguido por outros Estados que ingenuamente ou negligentemente confiam na boa vontade das empresas para satisfazer os interesses das pessoas quando na verdade o que estas empresas querem é fazer dinheiro, o que na minha opinião está na maioria das vezes no espectro oposto.

Na minha opinião o liberalismo de mercado como os capitalistas o defendem é tão utópico quanto o comunismo que os comunistas defendem.