Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

O preço do pão

28.02.08 | Cláudia Simões

Os representantes da indústria panificadora vieram dizer que o preço do pão poderia aumentar este ano até 50%.

Já sabemos que a Austrália teve uma quebra na produção de cereais e que a Índia está a consumir mais do que o habitual o que segundo a lei de mercado (muita procura pouca oferta) faz subir o preço dos cereais, mas 50%?!? Mesmo que o preço dos cereais subisse 50%, o que não é o que se verifica, existem outros componentes (água electricidade, transportes, mão de obra etc.) que teriam de sofrer o mesmo aumento de 50% para este valor se fazer reflectir no produto acabado.

O que parece é que esta é mais uma manobra para os produtores de pão fazerem o que agora está muito na moda que é subir as margens de lucro, que é como quem diz, uma manobra para ganharem mais. E quem paga são os consumidores, especialmente os mais desfavorecidos que fazem do pão o principal alimento da sua dieta. Quem não tem dinheiro para carne nem peixe, come pão.

Mas que é isto? Capitalismo selvagem em Portugal? Acredito num Estado interventor na sociedade e na economia e quero acreditar que ele não vai permitir tais subidas de preço, completamente injustificadas.