Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Balanço dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

24.08.08 | Bruno C.

Nestes Jogos Olímpicos resolvi destacar 2 países pela positiva e 2 pela negativa, assim como os atletas que estiveram em destaque.

Pela Positiva esteve o país organizador, a China. Ganhou 51 medalhas de ouro, mais 19 que em Atenas e conquistou 100 medalhas mais 37 que em 2004. Tem vindo a subir os seus resultados em olimpiadas que culminaram a dominar em sua casa como esperavam. Dominaram muitos desportos como os saltos para a água, a ginástica e a halterofilia, mas ainda faltam vitórias significativas no atletismo para a sua superioridade ser total.

No lado positivo também tivemos a Grã-Bretanha. Com os jogos olímpicos de 2012 em sua casa os britânicos queriam fazer boa figura e conseguiram. Conquistaram 19 medalhas mais 10 que em Atenas e tirando Londres 1908 (onde ganharam 58 medalhas de ouro) foram os melhores jogos de todos para os britânicos.

Na parte negativa resolvi destacar os EUA. Mantiveram o mesmo número de Ouros de 2004 (36) aumentaram o número de medalhas conquistadas de 102 para 110 mas, por incrível que parece, os EUA são os derrotados destes jogos. Desde Barcelona 1992, onde ganhou a Comunidade dos Estados Independentes, que os EUA não perdiam no ranking de ouros. Apesar das grandes vitórias na natação e nos desportos colectivos, por exemplo, perdeu largamente no atletismo e mais propriamente na velocidade para os jamaicanos.

A Rússia também esteve uns furos abaixo nestas olimpíadas. Não foi por terem ganho menos 4 ouros que estas olimpíadas correrem mal para os russos, o verdadeiro problema é o facto de terem conquistado menos 20 medalhas nestes jogos e terem perdido o estatuto de segunda potência para a China de uma maneira muito clara. Os jogos de 2012 vão demonstrar quais são as reais intenções para os lados do Kremlin na sua política desportiva.

Nos atletas em destaque poderia falar de muitas dezenas mas resolvi fazer apenas 10 destaques.

Michael PHELPS (EUA - Natação): 8 medalhas de ouro. O atleta mais medalhado de sempre - Natação

Kai ZOU (China - Ginástica): 3 medalhas de Ouro. Wei YANG (China - Ginástica): 3 medalhas de ouro.

Usain BOLT (Jamaica - Atletismo) – 3 Medalhas de Ouro e 3 recordes do mundo.

Kenenisa BEKELE e Tirunesh DIBABA (Etiópia - Atletismo) – Ouro nos 5000 e 10000 metros.

Nastia LIUKIN (EUA – Ginástica) – 1 ouro, 3 prata e 1 bronze. A Ginasta mais medalhada dos jogos.

A equipa dos EUA de Basquetebol ganhou todos os jogos do torneio até à final por mais de 20 pontos e na final bateu a Espanha por 11. O Dream Team ressurgiu.

A equipa dos EUA de Voleibol masculina. Venceu o Ouro 20 anos depois do último título olímpico e fe-lo contra o super-favorito Brasil.

A equipa do Brasil de Voleibol feminina. Venceu todos os jogos do torneio e apenas cedeu um set na final. Fantástica campanha para o primeiro título olímpico para a equipa feminina do Brasil.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.