Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reflexão sobre as Eleição Europeia

06.06.09 | Bruno C.

No dia de reflexão nada melhor que uma pequena reflexão sobre a campanha para as Europeias.

A primeira coisa que se destaca foi o pouco interesse demonstrado pelos partidos para debaterem os problemas da Europa. Muito se falou sobre os problemas do país mas pouco sobre a Europa. Depois não se queixem que os eleitores não estão mobilizados para a Europa.

Os cartazes, salvo raras excepções, não disseram nada de relevante. Apenas frases fortes sem conteúdo nenhum.

Sobre os cabeças de lista tivemos uma Vital Moreira pouco habituado a ser a estrela, cometendo vários erros que foram amenizados por ele ser claramente o Feng Shui da politica portuguesa. Uma boa surpresa foi Paulo Rangel que se mostrou muito mais combativo e enérgico do que esperava, mesmo assim é um politico muito centrado nos problemas nacionais. Os restantes partidos pouco acrescentaram aquilo que já lhes era conhecido.

Em termos de propostas e estratégias politicas para a Europa vou tentar assinalar os principais pontos de cada partido (propostas para a Europa, não as propostas para combater a crise em Portugal isso fica para outras eleições).

O PS mostrou-se a favor da adesão da Turquia e dos países dos Balcãs, empenho na capacitação civil e militar da UE, aplicação determinada da estratégia de Lisboa e manter Durão Barroso na Comissão Europeia.

O PSD quer manter Durão Barroso na comissão Europeia e levar por diante o tratado de Lisboa.

O BE mostrou que ainda assenta a sua estratégia em propostas um pouco irrealistas como um novo tratado, a dissolução da NATO e o fim dos offshores.

A CDU aposta no referendo ao tratado de Lisboa e o fim da militarização da UE.

Finalmente o CDS aposta também no referendo ao tratado de Lisboa.

Como podemos ver muito poucas ideias para uma eleição tão importante como esta.

Vamos ver como decorre o acto eleitoral. Até Domingo!