Basílio Horta na RTP1
Finalmente alguém fala na televisão com uma visão clara do que se passa em Portugal, sem saudo-sismos do passado, desilusão pelo presente e a prever cenários apocalípticos para o futuro. Basílio Horta falou bem, na RTP1, e não se deixou enredar pelo obscurantismo de João Salgueiro, o econo-mista que acha que não se ensina nada nas escolas e que aumentar a produção da cebola e da batata em Portugal para combater a crise.
Finalmente consegui ver um debate sobre a crise e o novo plano fiscal sem me sentir insultado por aqueles que não querem ver como Portugal evoluiu nos últimos 10 anos e teimam em comparar o nosso país como países e realidades político-económicas que infelizmente nunca atingiremos. Não temos o cheque-petróleo da Noruega nem a centralidade geográfica da Alemanha, temos que parar de olhar para exemplos que nunca atingiremos apenas para demonstrar como estamos mal.
Ainda bem que Basílio Horta foi à televisão e me deu mais algum alento para continuar a acreditar que ainda é possível encontrar comentadores bons na televisão nacional.