Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

A Golden Share

07.07.10 | Bruno C.

 

Vivemos tempos bipolares! Por um lado ouvimos as reclamações e as continuas declarações de reprovação pelo uso das "golden shares" do governo na PT. Desde o líder do PSD a várias pessoas importantes dentro da Europa a jornais de referencia, todos reclamam o fim do intervencionismo estatal. Menos estado, deixem a economia viver feliz sem regulamentação. Podia ser o lemas destas pessoas.

Os accionistas querem vender, porque é que o Estado tem que se meter ao barulho. Ora as "golden shares" servem para defender o interesse nacional nos sector chave da economia. O interesse nacional não pode estar ao sabor do que pontualmente os accionistas querem. Em tempos de crise dá jeito ter dinheiro no bolso e por isso querem vender. Cabe ao Estado evitar que isso aconteça, cabe ao Estado acautelar o futuro para lá da crise.

Mas por outro lado, curiosamente, temos o caso escandaloso da Marsans. Aqui todos se queixam que a regulação falhou. Querem mais regulação, onde andava a regulação quando o pessoal da Marsans meteu o dinheiro ao bolso e se pôs a andar?

E então eu fico sem saber se anda tudo doido ou não? Então a regulação do Estado é mau quando não deixa vender mas é preciso quando nos vão ao bolso?

Parece que o pessoal quer ao mesmo tempoSol na eira e chuva no nabal!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.