Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Oliveira Salazar

27.07.10 | Bruno C.

Faz hoje 40 anos que António de Oliveira Salazar morreu. E nada melhor para comemorar esta data que ler a notícia que o jornal I preparou. É uma entrevista alguns defensores de Salazar. Porque ainda existem e ainda conseguem ter a lata de defender um ditador na praça pública sem problema nenhum.

Eu não sei se eles querem enganar o pessoal ou se querem engar a eles próprios mas dá gosto ler o que estes defensores dizem. João Gomes diz "Foi o governante que menos se apropriou dos bens públicos, que morreu sem um tostão e que governou tendo sempre como objectivo os interesses do país".

Acham mesmo que isto é verdade? Que ele tenha morrido pobre não questiono, agora dizer que governou sempre como objectivo os interesses do país isso já acho uma afronta. A não ser que achem que crescimento económico zero e crescimento intelectual zero seja do melhor interesse do país? Nesse caso tudo bem...

Mas o mais curioso é que apesar de defenderem o homem, dizem que não são "salazaristas"! Uma ideia fácil de perceber se formos ao site "O Obreiro da Pátria" criado por João Gomes onde podemos ler pérolas da retórica nacional:

"Esta compilação de dados sobre o HOMEM de quem todos nós ouvimos já falar mas que poucos conhecemos, não tem qualquer intenção tendenciosa, tão só e apenas de elucidar" e logo a seguir "Um Homem que governa durante 40 anos ininterruptamente..., teve que ter inspiração senão divina pelo menos superior."

É só rir...

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Miguel B.

    27.07.10

    As pessoas devem ser julgadas á sua época, D. Afonso Henriques fartou-se de matar “mouros” e no entanto fundou um Pais e é herói nacional. Como ele existem vários heróis que também fizeram atrocidades (visto á nossa época, é claro) e no entanto são heróis nacionais, D. João II, D. Manuel I, Marquês de Pombal, etc., etc.
    Salazar começou a governar o Pais, primeiro como ministro da economia e depois como primeiro-ministro, estava Portugal num caos (não tão grave como o de hoje, o Pais estava quase na falência técnica, mas ainda existia o Ultramar, coisa que estes “senhores” fizeram o favor de oferecer de mão beijada, a governos totalitários, coitados desses cidadãos Portugueses que ainda hoje sofrem (grande 25 de Abril), endireitou as finanças do pais de rastos, provocado pelos outros “senhores”, os da 1ª republica e pela participação na 1ª grande guerra.
    Foi o único dirigente europeu que enganou Hitler e com isso salvou milhões de vidas Nacionais.
    Errou quando se agarrou ao poder e não preparou a sua substituição como fez Franco aqui ao lado, poderíamos ter uma Commonwealth com os vários estados soberanos do antigo Ultramar e um chefe de estado comum (monárquico) …
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    27.07.10

    OH MIGUEL, enganou o Hitler? ! Ou acordou com o Hilter? Nao foi o Salazar que veio a varanda dizer ou a guerra ou a fome? Alem da guerra civil em Espanha Franco deu cultura as pessoas ao contrario de Salazar. Embora sendo 2 ditadores completamente opostos. Este pais nao vai a lado nenhum porque nem são governados nem se deixam governar. Ficam sentados a espera do D. Sebastião ou de um Salazar. Nao fazem nada. So fazem se os mandarem. Irra.... para a burrice. Estamos a pagar caro o sucesso de Salazar.
  • Sem imagem de perfil

    João

    27.07.10

    Caro António!
    e na tua opinião achas que Salazar não foi um grande homem? pois os homens do actual governo, pois esses é que são bons, não é? No tempo do Salazar, os tempos eram outros, muito piores dos quais nós estamos hoje a passar! E sim, entre uma determinada escolha entre a guerra ou a fome, eu sempre preferia escolher a fome! E simplesmente esse feito governativo alcançado pelo Salazar, faz realçar o quanto este homem fez para esta pequena nossa nação, pois provavelmente caso que nessa altura Portugal tivesse entrado na segunda Guerra Mundial, uma grande parte das pessoas quais hoje somente sabem falar mal de Salazar, não teriam nascidos. Não sou amigo de qualquer ditadura, mas existem povos que não sabem lidar com a democracia! E o nosso povo infelizmente é um deles. Isto cá em Portugal jamais irá endireitar e se estamos na situação em qual nós estamos, não se deve este facto a Salazar, muito pelo contrário, pois quando Salazar deixou o governo, Portugal era rico e após o dito 25 de Abril, todo ouro qual existia cá em Portugal, deixou de existir! Enfim! Não venham com a treta que Salazar era mau por ser um ditador, pois a ditadura era o regime mais espelhado pela Europa fora, nessa altura. Salazar foi um grande Português qual fez engrandecer esta nação, muito pelo contrário desta nova geração de Engenheiros e Doutores quais somente pretendem adquirir títulos para um dia se colocar à frente das grandes empresas nacionais, somente com um único sentido....roubar, roubar e roubar! E por isso que esta nação não consegue andar para a frente, pois quase todos são corruptos e ninguém quer saber dos interesses nacionais. Pois somente um Salazar é que poderia provavelmente resolver o dilema desta nossa nação portuguesa.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.