Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Os chumbos na educação

02.08.10 | Bruno C.

Fico assustado com algumas opiniões que leio e ouço sobre a educação, pois parece que a intensão primordial é de apenas deitar abaixo tudo o que é diferente sem a preocupação de pensar e discutir o problema.

Desde que a ministra colocou a discussão o problema dos chumbos eis que se levantou uma horda contra esta medida.

Só para citar dois exemplos a CNIPE veio dizer que isto parecia "acções de merchandising" e que "Uma medida destas, avulsa, sem haver um debate, não faz sentido". Por outro lado para o PSD é “errada” e capaz de “basear o processo de aprendizagem no facilitismo”.

Isto apesar de ainda nada estar decidido, a própria ministra disse que “Não é intenção acabar imediatamente com os chumbos” e rematou com “Aquilo que eu disse é que nós vamos abrir uma análise profunda da questão e um debate público" e que não seria "uma medida isolada".

Mas a histeria deu lugar à razão e basta ler o comentários para percebermos que o ensino tem que ser muito difícil e que passar deve ser um privilégio e não uma consequencia natural.

Mas mais vejo que o ensino está tudo mal, é um verdadeiro lixo, onde os alunos fazem o que querem e passam sem saber nada. Agora soluções, nada é um perfeito exemplo de "velhos do Restelo".

E para colocar a cereja no topo do bolo o Jornal I veio com a mais desprezível notícia que podia ter feito sobre este assunto.

Chumbar na escola não os impediu de ter sucesso.

É o típico caso de pegar em exemplos descontextualizados e preparados e elaborar uma teoria que não prova nada mas serve de "lenha para a fogueira".

Já agora, eu ainda não estou convencidoque o chumbo resolva o que quer que seja. Mas tenho a certeza que chumbar um alunos mais que 2 anos no ensino obrigatório traz mais problemas que soluções. Outra coisa que tenho a certeza é que se queremos uma escola que atraia os alunos não é com punições que lá vamos, temos que tornar a escola mais apelativa e interessante.

As aulas têm que ser inovadoras e apelar aos alunos para que participem e interajam com os professores.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.