Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

Reactor 4

esquerda snowflake, lobo marxista easylado@sapo.pt

O problema cigano

30.08.10 | Bruno C.

O problema dos ciganos em alguns países europeus está na ordem do dia. Alguns países resolveram simplesmente expulsar os ciganos do seu país contrariando todas as leis de livre circulação de pessoas outros como a França enveredaram no desespero, expulsaram os ciganos mas deram-lhes dinheiro como que para apagar um pouco o peso na consciência.

É certo que o problema cigano é sério e não tem resolução fácil, mas para quê simplesmente expulsá-los para a Roménia se eles podem apanhar no mesmo dia um novo voo de volta.

A cultura cigana ou Roma, como agora se designam, é muito diferente da nossa. A verdade é que nós não aceitamos, por exemplo, acampamentos ilegais, sem água, luz, nem aceitamos que as crianças não vão à escola. E eles não querem mudar pois sempre viveram assim e é só este modelo de vida que conhecem. Estamos portanto numa situação em que não os queremos integrar e eles não querem ser integrados.

Mas será que é legitimo obrigá-los a integrarem-se? Será que eles têm que abandonar todas as suas práticas para se tornarem iguais a nós? Digo já que se continuarmos a tentar mudar os ciganos nunca vamos conseguir.

A única solução é a tolerância e o convivência na diversidade. Só com o tempo de convivência numa sociedade é que lentamente eles vão mudar de comportamentos, mas se continuar-mos sempre, à força, a tentar alterar os seus costumes eles vão continuar a resistir.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.